segunda-feira, 18 de abril de 2011

Atividades Musicais - Intensidade




Intensidade é a capacidade que o som tem de ser mais forte ou mais fraco.

Também chamada por volume, a intensidade é de fácil compreensão. Basta tocarmos uma nota no piano, primeiro de leve, depois mais forte. As duas notas terão a mesma altura, ou seja, ela tem a mesma frequência, pois foi tocada no mesmo local, porém a nota mais forte terá uma maior amplitude, suas ondas sonoras serão maiores num gráfico demonstrativo.




A intensidade dos sons é medida em decibéis, sendo que 1 dB (decibel) é extremamente fraco, suficiente apenas para transpor o limiar da audição humana, enquanto que sons acima de 120 dB estão próximos do limiar de dor, como o ronco de uma motocicleta ou o estrondo de um avião voando baixo. Uma orquestra tocando em fortíssimo chega a aproximadamente 100 dB. O som de um violão gira em torno de 25 dB.




Geralmente com termos italianos, a intensidade pode ser grafada na partitura com os sinais de dinâmica. Abaixo, trecho de uma obra de Beethoven com indicações de dinâmica.


pp = pianíssimo (muito suave)
cresc. = crescendo (cada vez mais forte)
sf = sforzando (enfatizando o som, acentuando a nota)
p = piano (suave)
decresc. = decrescendo (cada vez mais suave)


Abaixo, alguns exemplos de atividades musicais utilizando a propriedade intensidade:


Atividade 1:
Utilizando um tambor, as crianças cantarão uma canção. Ao variar a intensidade do tambor, de pianíssimo à forte as crianças deverão acompanhar com a intensidade da voz. Cantando pianíssimo para fraco, e aumentando o “volume” da voz para forte.
Objetivos Específicos: Trabalhar a articulação facial, a dicção e a percepção auditiva.


Atividade 2:
Acompanhar uma música no rádio, música esta, conhecida pela criança. Ela vai bater palmas, quando o volume do aparelho estiver no som forte (palmas fortes), quando estiver no som fraco, bater palmas fracas.
Objetivos Específicos: Variação de intensidade na articulação dos membros superiores, concentração e propriocepção.

Atividade 3:
Ao som de uma música no rádio, já conhecida pela criança ela fará variações balançando os braços, imitando um maestro, movimentos amplos para um som forte,movimentos pequenos para sons fracos.
Variações: Se for em grupo, uma criança é o maestro e as demais serão os instrumentos. As que forem os instrumentos deverão obedecer aos movimentos do maestro.
Objetivos Específicos: Trabalhar a propriocepção, a amplitude dos membros superiores e inferiores, a espacialidade e a atenção.

Atividade 4:
O professor esconderá um objeto na sala enquanto a criança esperará do lado de fora da mesma. Ao retornar à sala, ela irá procurar o objeto enquanto o professor toca um instrumento em pianíssimo quando estiver longe e forte quando estiver perto.
Objetivos Específicos: Organização e sociabilização.

Atividade 5:
Utilizar dois cartões de cores diferentes, exemplo: vermelho e preto. Vermelho para o som fraco, e preto para o som forte: a criança deverá apontar ou levantar o cartão ao ouvir o som fraco ou o som forte. Pode-se utilizar um rádio ou instrumentos musicais para produzir os sons.
Objetivos Específicos: Trabalhar a concentração sensorial, a percepção visual e a audição.

É isso, na próxima postagem veremos a propriedade duração, acompanhe!

Referência:




Um comentário:

  1. Flávia como saber quais as intensidades da dinâmica musical pianizzimo, piano, meio forte forte , e Fortíssimo grato meu e-mail ersedsonrofatto@gmail. ou edsonrofatto@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...