domingo, 7 de agosto de 2011

Jogos Musicais - Escuta





A postagem de hoje inaugura uma série que abordará atividades e jogos musicais baseados no livro 100 Jogos Musicais - Coleção Práticas Pedagógicas. 


Os jogos sugeridos no livro são destinados a grupos de qualquer  faixa etária e dividem-se em 3 grandes grupos:

  • Jogos de desenvolvimento das aptidões pessoais;
  • Jogos de desenvolvimento da sociabilidade;
  • Jogos de desenvolvimento do espírito criativo.
Cada grupo descrito acima, é ainda subdividido em vários subgrupos.

Iniciaremos nossa série de atividades com os jogos de escuta, primeira subdivisão dos jogos de desenvolvimento das aptidões pessoais.

Os jogos de escuta baseiam-se na escuta orientada e seletiva, e requerem do participante, concentração sobre os sons de  forma atenta e consciente. Através da escuta atenta, diferentes sons e na reação que sucinta.

Apesar de serem jogos relativamente fáceis, alguns participantes podem apresentar dificuldades de concentração. Nesse caso, recomenda-se investir nos jogos de escuta antes de passar aos jogos de concentração.

Utilizados em especial por educadores, as atividades musicais também podem ser usadas no setting musicoterapêutico, e se realizados com seriedade e foco terapêutico, podem contribuir de maneira positiva no processo.



Atividades
Jogo de despistagem: Com o  grupo sentado em círculo, distribui-se um instrumento diferente para cada um.  Um participante escolhido senta-se no centro da roda com os olhos vendados. O mediador (educador/musicoterapeuta) escolhe um instrumento, por exemplo o bongô, e ao seu comando, todos tocam seus instrumentos. Escutando atentamente, o participante com os olhos vendados terá que descobrir onde se encontra o instrumento designado e tentar se apoderar dele. Quando o conseguir, os participantes trocam de lugar.
Importante: Deve-se ter certeza que todos os participantes conheçam o nome de todos os instrumentos.
Variação: A atividade pode ser realizada sem os instrumentos, utilizando-se apenas de sons vocais e corporais.

Jogo de memória auditiva: Os participantes dispõem-se a vontade, deitados ou sentados, com os olhos vendados. Por cerca de seis minutos, o educador/musicoterapeuta utiliza-se de objetos do meio para produzir sons diversos fazendo pequenas pausas entre cada som. No final, cada um deve relatar os sons ouvidos e reproduzi-los, preferencialmente, na mesma ordem em que foram ouvidos.
Variação: Ao final, no lugar de apenas relatar, os participantes podem registrar graficamente os sons, para depois comparar os resultados.

Reconhecimento de canção: Escolhe-se uma canção bem conhecida pelo grupo e entoa-se apenas o ritmo de toda a música. A canção deverá ser reconhecida. Caso ninguém consiga descobrir, o dirigente pode dar pequenas dicas, como o intervalo inicial ou um pequeno trecho da melodia.

É isso amigos. As atividades podem ser realizadas por diversas faixas etárias, assim como pequenos e grandes grupos. Adaptações e mudanças devem ser realizadas de acordo com o objetivo e perfil dos participantes.
Continue acompanhando o blog que logo postarei mais atividades.

Participe com comentários e sugestões!

Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...