segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Jogos Musicais - Concentração





Jogar requer uma coordenação total de muitas funções, conciliando o pensamento,  as sensações e as ações.

Dando continuidade à série de jogos musicais, apresentamos na postagem de hoje os jogos de  concentração

Pertencente ao grupo de desenvolvimento das aptidões pessoais, os jogos de concentração estão muito próximos dos de escuta, portanto, uma boa escuta é fundamental. Para que os jogos tenham sucesso,atenção e disciplina são imprescindíveis. Pela natureza mais exigente, requerendo do participante atenção e disciplina integral, recomenda-se que os jogos de concentração não devam ser demorados, porém, a percepção e bom senso do professor ou musicoterapeuta é que determinarão a duração de cada jogo.

Atividades:
Telefone Árabe Musical - Sentados em círculo, um jogador inicia o jogo pensando em uma canção. Sem dizer nada, dá o ritmo da primeira frase batendo nas costas do seu vizinho. Este, por sua vez, transmite o mesmo ritmo para seu vizinho e assim sucessivamente até todos transmitirem o ritmo nas costas de todos, completando o círculo. Cabe ao último participante bater o ritmo em um objeto, instrumento ou mesmo palmas e assim comparar ao ritmo inicial. É comum a "deformação" do ritmo final. Cabe verificar se o ritmo proposto inicialmente não foi demasiadamente longo, neste caso, orientar uma próxima rodada com um ritmo mais curto. Caso a diferenciação ainda ocorra, estimular uma maior concentração dos participantes a fim de completar a rodada sem alteração do ritmo.

Quadro sonoro - Desenhe uma grande quadro com dezesseis partes (4 colunas de 4 casas). Pode usar uma lousa, uma grande folha de papel pardo, cartolina...use o material que for acessível (no caso de usar uma cartolina ou folha, leve os quadros já prontos).  Peça que cada participante, não mais que dezesseis (se for o caso, desenhe mais quadros!) pense em um som e o inscrevam nessas casas com lápis ou giz. Depois de todos escreverem, apague os sons repetidos, mantendo a casa em branco. O resultado obtido pode ser considerado uma composição e poderá ser lido da esquerda para a direita, partindo do canto superior esquerdo. O professor ou musicoterapeuta indica a sequencia da execução enquanto o grupo produz os sons, mantendo o silêncio nas casas em branco. Repita várias vezes variando o andamento.
Os sons inscritos podem ser desde figuras musicais, notas, até palavras e desenhos. É importante que, antes de começar a execução, os sons sejam previamente ensaiados. O número de repetições também deverá ser combinado. Muitas variantes podem ser introduzidas: mudanças de dinâmica, cânone a duas e três vozes...tudo depende da capacidade do profissional que está no comando da atividade.

História sonora - O grupo está sentado em círculo com vários instrumentos musicais no centro da roda. Um jogador inicia falando uma frase e insere um som -  por exemplo: Ontem estava caminhando pela rua então de repente ouvi um estrondo (e toca fortemente em um tambor) - o jogador seguinte repete a mesma frase e som e acrescenta outra, juntamente com um novo som, - exemplo -  Ontem...percebi que esse barulho vinha de uma casa aparentemente abandonada, toquei a campainha (som de sino, ou triangulo)..e assim por diante, até todos  falarem ou até onde for possível. Deixe os instrumentos no centro do círculo, que não deve ser muito aberto, para que todos tenham acesso fácil aos instrumentos.

Lembrem-se que as atividades podem ser realizadas por diversas faixas etárias, assim como pequenos e grandes grupos. Adaptações e mudanças devem ser realizadas de acordo com o objetivo e perfil dos participantes.

Acesse também a postagem que aborda os Jogos de Escuta.

Continue acompanhando o blog. Participe enviando seu comentário e sugestões!

Bom trabalho!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...