sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Oficina - Teatro do Oprimido: a arte como instrumento social



Que tal aproveitar as férias para participar de uma oficina de teatro fórum gratuita?

Em Janeiro, o Instituto SufrutoverdeuS ministrará uma Ofina de Teatro Fórum que terá duração de 7 dias e é voltada para líderes comunitários, artistas, terapeutas, professores, políticos, atores e não atores, a todos aqueles que queiram aprender e multiplicar o Teatro do Oprimido.

O Teatro do Oprimido é uma ferramenta de diálogo entre o ator e o espectador, possibilitando ao artista interpretar o homem de seu tempo e ao espectador ser o ator desse momento.
As técnicas utilizadas fazem parte do método que ganhou o mundo por fazer da arte um instrumento social, democratizando e popularizando o fazer teatral.

Teatro do Oprimido

Trata-se de um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatrais, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo (tal como Paulo Freire pensou a educação) e do teatro. Ao mesmo tempo, traz toda uma nova técnica para a preparação do ator que tem grande repercussão mundial.

A sua origem remete ao Brasil das décadas de 60 e 70, mas o termo é citado textualmente pela primeira vez na obra: Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Este livro reúne uma série de artigos publicados por Boal entre 1962 e 1973, e pela primeira vez sistematiza o corpo de idéias desse teatrólogo.


Teatro-Fórum

A dramaturgia simultânea era uma espécie de tradução feita por artistas sobre os problemas vividos pelo povo. Aí nasceu o Teatro-Fórum, onde a barreira entre palco e platéia é destruída e o Diálogo implementado. Produz-se uma encenação baseada em fatos reais, na qual personagens oprimidos e opressores entram em conflito, de forma clara e objetiva, na defesa de seus desejos e interesses. No confronto, o oprimido fracassa e o público é estimulado, pelo Curinga (o facilitador do Teatro do Oprimido), a entrar em cena, substituir o protagonista (o oprimido) e buscar alternativas para o problema encenado.

Conteúdo da Oficina

  • Dramaturgia
  • Jogos
  • Técnicas do Teatro Fórum
  • Estética do Oprimido
  • Montagem do Espetáculo
  • Apresentação


Serão duas turmas no período de 23 a 29 de Janeiro, a primeira turma, para jovens, das 14:00H às 17:00H e a segunda turma, para adultos, das 19:00H às 22:00H.

Os interessados deverão enviar um e-mail com nome completo, número de contato e idade. 
A oficina é gratuita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...