segunda-feira, 13 de junho de 2011

Educação Musical





No post de hoje, falarei um pouco sobre o processo de Educação Musical.

Educação Musical e Desenvolvimento

São inúmeros os estudos que comprovam que o aprendizado musical na infância acarreta em ganhos significativos em diversas áreas, como cognição, percepção auditiva e visual e habilidades motoras.

É comum, hoje, as escolas oferecerem aulas de  musicalização já nas pré-escolas, o que deve ser encarado como um fator extremamente positivo para o desenvolvimento global das crianças:

“... a música é uma actividade demasiado importante para ser negligenciada. É parte integral do desenvolvimento intelectual, cultural, emocional e espiritual das crianças e não deve ser tratada isolada do resto do currículo nem apenas pelos especialistas em música”. (Durrant e Welch, 1995: 3)

Musicalização Infantil

Musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação (Bréscia 2003).

As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro.

Alfabetização Musical

Enquanto a leitura e escrita musical são muito diferentes da linguagem de leitura e escrita, o desenvolvimento inicial de alfabetização musical também pode ser uma poderosa ferramenta no desenvolvimento de alfabetização. Estudos têm mostrado que o aprendizado  musical aumenta o rendimento escolar em um número de diferentes frentes, incluindo a linguagem escrita. Isso parece dar suporte a idéia de que o desenvolvimento da música e da linguagem de alfabetização em nossos alunos podem se reforçar mutuamente. Talvez as diferenças entre as habilidades de leitura e escrita de música e linguagem não sejam tão grandes como parecem à primeira vista. 

Abaixo, algumas cartelas com atividades de alfabetização musical (clique na imagem para ampliar e imprimir):


Dedoches
Dedoches


Jogo da memória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...