segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Leituras para as férias



Neste período do ano muitos podem desfrutar de momentos de descanso, sejam de férias do trabalho ou dos estudos. Para aqueles que tem esse privilégio mas, assim como eu, aproveitam para ler livros que muitas vezes não dão tempo de ler durante o ano, disponibilizo quatro livros para download.

Os livros parecem interessantes e tanto podem ser usados em pesquisas acadêmicas, como para simplesmente agregar  conhecimento a qualquer pessoa que se interesse por música.

O primeiro livro Como Ouvir e Entender Música, de Aaron Copland, pretende abrir o caminho do ouvinte para uma melhor compreensão da audição musical, mas avisa logo no ínicio do livro - "Se você quiser entender música melhor, não há coisa mais importante a fazer do que ouvir música. Não há nada que possa substituir esse hábito. Tudo o que eu tenho a dizer nesse livro refere-se a uma experiência que você só pode obter fora desse livro. Você perderá tempo, provavelmente, ao lê-lo, se não tomar a resolução de ouvir mais música do que ouvira anteriormente. Todos nós, profissionais e não profissionais, estamos sempre tentando aprofundar o nosso conhecimento da música. Ler um livro às vezes ajuda. Mas nada pode substituir a experiência direta da música."


Baixe aqui o livro completo em pdf (81 páginas)



No livro O Futuro da Música Depois da Morte do CD,  organizado por Irineu Franco Perpétuo e Sérgio Amadeu da Silveira, os 16 autores partem da perspectiva da engenharia da produção, da sociologia, da teoria da comunicação, da musicologia, da filosofia e da interpretação e composição musicais, além da própria atividade empresarial. A única base comum dos textos é o reconhecimento das profundas mudanças que a digitalização e as redes informacionais trouxeram para o universo da música. Um dos objetivos da coletânea é mostrar a complexidade e as grandes diferenças teóricas, analíticas e prospectivas que existem entre aqueles que estão pensando o tema.


Já os livros da Série Pesquisa em Música no Brasil, volume I e II  fazem parte de um projeto da ANPPOM  - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, e tem o objetivo de oferecer perspectivas para o desenvolvimento de novas áreas, examinando a aplicabilidade de novas teorias e lançando novos olhares sobre teorias e objetos de pesquisa já não tão novos.


Pesquisa em Música no Brasil: Métodos, Domínios, Perspectivas. Série Pesquisa em Música no Brasil. Volume 1. organizado por Rogério Budasz 









Criação Musical e Tecnologias: Teoria e Prática Interdisciplinar. Série Pesquisa em Música no Brasil. Volume II. organizado por  Damián Keller e Rogério Budasz.








Lembro que os livros disponibilizados tem acesso autorizado e gratuito para download.

Boa leitura!!

2 comentários:

  1. Oi Flávia!
    Parabéns pelo blog. Estou lendo "Como Ouvir e Entender Música". Obrigado pelas aulas de piano no passado e agora por continuar repartindo teu conhecimento.
    Abraços.
    Vinícius
    Novo Hamburgo/ RS

    ResponderExcluir
  2. Oi Vinícius!

    Obrigada! Que bom que vc está gostando!
    Fico feliz que a música ainda faça parte da sua vida!

    Abraços e seja sempre bem vindo
    Flávia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...