terça-feira, 8 de setembro de 2015

Atividades Musicais com Idosos III



São inúmeros os comentários de leitores do blog me pedindo dicas e sugestões de atividades musicais com idosos.
Infelizmente não consigo enviar dicas e sugestões devido, principalmente, à escassez de tempo, dividido entre trabalho, filhos, casa, estudos, leituras...e o blog.

O Musica & Saúde andou bastante paradinho, já comentei aqui sobre isso. Peço desculpas e a compreensão de todos, mas agora que mudei de cidade (voltei pra minha terrinha Tatuí, -"capital da música"- embora continue trabalhando 3 dias intensivos em Osasco) acredito que consigo ter mais tempo para escrever.

Na postagem de hoje vou dar mais algumas sugestões de atividades que eu já fiz com meus grupos.
Espero que seja proveitoso!
Abraços a todos!

Telefone sem fio com instrumentos - Nesta atividade os idosos sentam-se em círculo. É escolhido um instrumento (eu gosto do pandeiro por ser leve e de fácil manuseio) e um idoso é escolhido para começar. O próprio idoso ou o dirigente da atividade  propõem uma célula rítmica simples, por exemplo 3 batidas: tá tá táa . Depois este passa o pandeiro para o vizinho que tem que reproduzir a mesma batida sem alteração. Quando todos terminarem, passa-se para outro idoso iniciar mas propondo uma batida mais complexa, se todos conseguiram realizar a anterior sem dificuldades.
Objetivo: Além de estimular a atenção e a memória, esta atividade proporciona integração social, treino motor, amplitude de movimentos e coordenação motora. O que parece simples para muitos, pode ser uma atividade complexa para idosos com comprometimento motor e/ou cognitivo.
Lembrando que a complexidade e número de batidas a serem repetidas deverá ser de acordo com a capacidade do grupo.

Grupo de Idosos Grupo Vida - Barueri
História Musical - Essa atividade eu realizei em atendimento individual, mas pode ser realizada com pequenos grupos ao longo de algumas sessões.
Numa cartolina/painel/quadro, traça-se uma linha (a linha da vida do (s) idoso (s), desde a data do seu nascimento até hoje. Pode-se fazer divisões como: Infância, Adolescência, Juventude, Casamento, Nascimento dos filhos,etc)
Em cada divisão/período é pedido ao idoso tentar recordar as músicas que ele ouvia ou o dirigente faz uma pesquisa das músicas  mais tocadas em cada período. Assim é possível registrar uma lista de músicas que fornecerão material para muitas atividades: audições das músicas listadas (que posteriormente podem ser gravadas), discussão sobre os compositores das épocas mencionadas, discussões sobre a própria história do Brasil e do mundo (ex. músicas do período da segunda guerra, política da boa vizinhança, ditadura no Brasil)

Bom trabalho!


5 comentários:

  1. Dicas maravilhosas! Parabéns por esse maravilhoso trabalho e por sua criatividade. Que Deus e abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Jaíne. Seja sempre bem vinda.
    Abraço, Flávia

    ResponderExcluir
  3. A-DO-REI as suas dicas para atividades! Era a "luz" que me faltava!! rs
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite ! Como funciona o bingo musical ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. O bingo está descrito na postagem https://musicasaude.blogspot.com.br/2012/11/atividades-musicais-idosos-dependentes.html?m=0. O idoso escuta um som de cada vez. Repetir quantas vezes achar necessário, e marca na cartela.

      Excluir

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...