quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Cuidados com a Voz Infantil Cantada


A Voz Da Criança - Relação Entre A Voz E A Idade

A voz da criança até à puberdade não manifesta diferença. A tessitura da voz cantada é igual em ambos os sexos. Só depois da mudança da voz, na altura da puberdade, o timbre infantil e as características pueris desaparecem para dar lugar à voz do adulto. 

A mudança da voz dá-se por volta dos doze anos nas meninas e por volta dos catorze anos nos rapazes. Não há, porém, um limite rígido. Trata-se de um fenômeno fisiológico em que há um crescimento da laringe e um alargamento das cordas vocais. De acordo com Bloch (2003), no fim da puberdade, as cordas vocais masculinas revelam um aumento de um centímetro de comprimento, enquanto as femininas só crescem cerca de três a quatro milímetros.

Na fase da mudança da voz, a tessitura também muda. Entre os especialistas estudiosos da voz há os que defendem a suspensão da atividade vocal dos rapazes durante esse período. A maioria, porém, não concorda com tal suspensão, aconselhando, contudo, prudência e uma orientação adequada.


Os Cuidados ao Cantar

De acordo com Gordon (2000), a aquisição da voz cantada deve começar na primeira infância. Considera ainda que, excetuando casos patológicos, todas as crianças podem cantar e defende que é entre os nove e os doze meses que se deve começar a guiar a sua voz, incitando a criança a responder aos estímulos musicais, propondo-lhe modelos corretos de voz cantada.

Para começar o trabalho vocal com as crianças, a imitação constitui o fator principal. Assim, o professor deve empregar todos os esforços para ser um bom modelo. Este supõe, necessariamente, uma voz afinada e clara. Para isso, deve praticar com regularidade os mesmos vocalizes propostos e que servem para preparar a voz das crianças. Contudo, Ward (1962) chama a atenção para o fato de que o verdadeiro bom modelo, aquele que é mais eficaz, é uma criança ou várias crianças. Por isso o cantar em grupo, tendo um professor que faça um bom papel como modelo e outras crianças compartilhando a experiência musical é essencial.

Sugestão de cronograma técnico para trabalhar com as crianças

1.  Exercitar inicialmente as notas médias da voz, notas fáceis e cômodas, que saem naturalmente. Ensinar ataque do som e exercitar a respiração;
2. Exercitar em seguida as regiões agudas e graves;
3. Desenvolver as qualidades da voz: intensidade, timbre, extensão, amplitude...usando exercícios agradáveis e músicas que estimulem o trabalho de forma atrativa. Vale também trabalhar a musicalidade com atividades lúdicas e jogos musicais (veja abaixo outras postagens em que abordo atividades e jogos)
4. Trabalhar articulação,  pronúncia e dicção com boa orientação e vocalizes atraentes. As crianças em geral gostam muito de exercícios que ofereçam desafios, como os trava-língua;
5. Obter um som sem contrações e esforço, usando adequadamente as cavidades de ressonância.


Veja aqui artigos com sugestões de atividades para trabalhar a musicalidade com as crianças e tornar a aula mais atrativa e dinâmica:

Atividades de duração
Atividades para trabalhar timbre
Atividades de Intensidade
Atividades de Altura
Jogo de apresentação
Jogo de improvisação
Jogo de comunicação
Jogo teste
Jogo de concentração
Jogo de escuta



Bom trabalho!


Referências

R. Z. Penteado, A. M. D. de Camargo, C. F. Rodrigues, C. R. da Silva, D. Rossi,J. T. C. e Silva, P. Gonzales, S. L. de S. G. Silva.  Vivência de voz com crianças: análise do processo educativo em saúde vocal. Distúrb Comun, São Paulo, 19(2): 237-246, agosto, 2007

GIGA, I. A Educação Vocal da Criança. Revista Música, Psicologia e Educação;N.º 6. Instituto Politécnico do Porto, 2004

MÁRSICO, L. O. A Voz Infantil e o Desenvolvimento Músico-vocal. Editora Est. Porto Alegre, 1979.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão.

Obrigada por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...